Ao avaliar a nossa interferência enquanto pesquisadores sociais não estarão na preocupação com a natureza didática do trabalho com os grupos, mas sim na humanização dos problemas enfrentados por eles, na orientação de atitudes reflexivas e de participação, na ampliação de informações, conhecimentos, estabelecendo um espaço
“onde os próprios setores populares desenvolvam (expressem, critiquem, enriqueçam, reformulem e valorizem) coletivamente seu conhecimento, suas formas de aprender e explicar os acontecimentos da vida social”.
(Beatriz Costa)
Ao Transformarmos esta fronteira em poesia criamos uma substância mágica que nos permitirá transpor os universos sem barreiras ou estradas intermináveis. Utilizando os requintes de uma boa obra ao formato Berliner Ensemble de Bertold Brecht onde podemos:
- Mostrar as possibilidades de se transformar a sociedade em que vivemos;
- Mostrar que a natureza do homem pode ser transformada;
- Mostrar que a natureza do homem depende da classe que se pertence;
- Mostrar os conflitos sociais;
- Mostrara que os personagens, as situações e os acontecimentos possuem uma evolução descontinua (inconstante) (…)”.
TODOS… TEMOS UM SUL….
“Quando o amor sacode as correntes e nascem duas asas nas costas,Só naquela hora o homem poderá dizer que tem pátria”
(Carlos Castro Saavedra, poeta Colombiano)
O TEATRO É NOSSA PÁTRIA, UM ACORDO FRATERNO
Nesta maravilhosa aventura os gestores e co-criadores deste ato solidário, o Grupo Entrou Por Uma Porta, temos tomado em razão de fé que o teatro nos procura as visões de Quixote, que inspiram os seguintes conselhos:Assumir de forma permanente a Alegre Rebeldia do teatro… No território das utopias, que cada um do grupo tem gestado em sua vida, comunidade local e campo do mundo.Respaldar com a sublime SOLIDARIEDADE a cada uma das utopias e vidas que conformam este processo se reto-alimentam.Pensar entre todos os fazedores a comprometida inserção e inclusão do teatro na comunidade, com vistas a vivenciá-lo como uma sempre e nova experiência cultural.Promover a diversidade cultural e tornar consciente o valor de nossa interculturalidade.Deixar que a esperança irradie por todos os poros das memórias ancestrais e coletivas que constroem identidade.Tornar possível, desde o teatro, um cidadão educador em seus plenos direitos no território da arte, tecedores de escolas abertas que percorrem caminhos e sulcos do território americano semeando uma nova sociedade.Que somos negros, indígenas, mestiços e brancos, marcas da pele e da memória dos povos americanos, africanos e europeus que têm transmitido em suas linguagens simbólicas o sentido de realidade a esta proposta de realidade que nos cruzou com esperanças.E que diante de todas as ameaças, diremos juntos: “Pela alegria contra a morte”.E unidos na força que encarna o teatro como a pátria de todos, filhos de… Tespys, Aristóteles, William Sheakespeare, Constantin Stanislasvky, Jerzy Grotowsky, Augusto Boal, Osvaldo Dragún, Atahualpa del Cioppo, Enrique Buenaventura, Rudy Torga, Benjamin de Oliveira, Abdias do Nascimento e Mariozinho Telles fazemos um minuto de aplauso para nosso irmão e amigo Manoel Jorge Barbosa Luiz( nosso saudoso parceiro Nenem, falecido em 98), co-gestor deste sonho que nos dá abrigo hoje, aqui, num lugar comum a todos: o palco.Que somos e seguiremos sendo Quixotes carregados de utopias, de miradas ao sul da morada, ao nascente, ao lado fértil do amor… e que aplaudimos, celebramos e agradecemos a existência de nossos irmãos mais velhos do Teatro La Candelaria de Bogotá, Colômbia, CTO, Rio de Janeiro, Oficina, São Paulo, Assembleia Teatro, Torino Itália, Quinta Parede, Porto, Portugal, Pombas Urbanas, São Paulo, Tá Ná Rua, Rio de Janeiro, Dia a Dia, Rio de Janeiro, Teatro de Roda, Rio de Janeiro, Maracatú Leão Coroado, Olinda, Grupo Gatig, Rio de Janeiro, Teatro Elinga, Luanda, Angola, Arredaboi, Florianópolis, Boi Manço, Maranhão, Terreiro Santo Antonio dos Pobres. Grande mestres condutores e acompanhantes desta aventura coletiva. Mestres como Augusto Boal, Alcir Dias, Flavio Nascimento, Santiago García, César Badillo, Jorge Blandon, Mena Abranches, Dario Peralta, Gianni Bissaca, Manuella Thiamet, José Caldas, Maurice Yendt, Paschoal Carlos Magno (em especial por juntar-nos). E a todos que um dia deixaram sua energia de um dia aqui em nossas linhas o nosso reconhecimento especial de construção de todos.Que as fronteiras desta pátria grande não tenham lugar no território mágico de nosso teatro, que se encham de horizontes a cada amanhã e venham carregadas de utopias pintadas num belo céu de nuvens com bandeiras de esperança.
Após intermináveis discussões procuramos balizar o processo de trabalho e nossas relações. Surgem as 15 máximas de construção de projeto:
- Nós do “Grupo Entrou Por Uma Porta” (GEPUP) concebemos um projeto de teatro comunitário, no qual externamos também nossa filosofia de trabalho.
- O Grupo Entrou Por Uma Porta não tem donos ou patrões. Ele é composto de um coletivo de membros, que se identificam com o projeto construído em conjunto com as visões e iniciativas de cada um. O GEPUP. não procura na sua prática separar aqueles que pensam daqueles que executam.
- Todos aqueles que desejem ser membros do GEPUP. devem estar conscientes de: Somos-nos um grupo de artistas, que prezamos antes de qualquer coisa o bom acabamento da obra, Seremos sempre um coletivo de amadores (amantes, no sentido profundo da palavra) do teatro em busca de uma construção de linguagem e nossos trabalhos visam chegar àqueles que estão excluídos dos meios tradicionais de cultura e lazer.
- São os membros do GEPUP em coletivo e as diretorias artísticas, que decidem sobre as linhas gerais de seus projetos, as saídas e entradas de elementos e grandes despesas.
- Os membros do GEPUP. trabalham em pelo menos dois dos três setores de sua estrutura: o Artístico, Social/ formação e do administrativo.
- Construir em comum um espetáculo não pode ser um acordo estabelecido entre uma série de funcionários muito zelosos do seu profissionalismo, aceitando uma nova tarefa. Tem de ser uma vontade expressa por cada um em construir este trabalho dentro desta linguagem.
- O trabalho de mesa resume-se à discussão dramatúrgicas e do essencial – lógica das relações principais entre os personagens e inserção das referencias histórico-sociais do espetáculo. Como também, revelar os interesses de cada um pelo espetáculo em questão. Ao evitarmos longas leituras sentadas, para não prevalecerem os estereotípicos, hábitos e defeitos crônicos das representações cinzentas. Estimulamos sempre a criatividade de cada ator na criação de suas personagens pelos campos inexplorados da lógica.
- Os jogos e exercícios dramáticos serão sempre utilizados para apresentar a metodologia do encenador e preparar os atores à proposta apresentada.
- Nossa proposta teatral e resultante deste teatro Comunitário composto a fim de criar um debate entre as diversas gerações de nossa comunidade. Este teatro pretende se estruturar de natureza popular e livre composto de cidadãos artistas ou que gostem de se expressar através da arte.
- O GEPUP não será um empregador fará de seus membros sócios de uma ação sociocultural, que poderá ou não remunerar seus trabalhos ficando estas alternativas aos acordos de apresentações, patrocínios e apoios.
- Os investimentos pessoais (financeiro, imobiliário, material, intelectual e físico) de cada sócio será lançado em livro especial e poderá ser de natureza permanente ou provisória, computando-se assim em capital do grupo.
- Todos os sócios serão sempre responsáveis pelo capital do grupo e zeladores dos mesmos.
- O grupo se apresentará em locais que achar necessária sua atuação de fortalecimento ou debate sobre o movimento e comunidade.
- Definimos-nos finalmente como um grupo de teatro Comunitário e Centro de Cultura Viva, composto de criadores e realizadores bem organizados na sua poética.
- Baseamos nossos projetos em constates pesquisas fugindo aos devaneios e formas não comprovados em suas teorias. Para reduzir esta distancia entre a intuição e comprovação cientifica organizamos um núcleo teórico que se reunirá regularmente e desenvolverá estas pesquisas.