No dia 17 de outubro, foi inaugurado oficialmente o bar e a cozinha de um novo espaço cultural no Centro Histórico do Rio de Janeiro, localizado na Rua do Mercado, 37, marcando também o lançamento do podcast “Falas Ancestrais”. Para celebrar esse momento, o GRUPO entrou POR uma PORTA (GEPUP) vai receber convidados no local para acompanhar a transmissão do primeiro episódio, que será exibido em projeção no salão do bar. A proposta é oferecer uma experiência coletiva e imersiva, conectando narrativas de ancestralidade, cultura popular e vivências periféricas em um ambiente de escuta, troca e afeto.
A programação continua no dia 20 de outubro, quando o espaço inicia seu funcionamento regular aos finais de semana e inaugura a exposição “Emilinha Borba na Casa do Carnaval – A Rainha do Rádio”, uma homenagem à grande intérprete da Era do Rádio. A abertura contará com a presença de familiares, membros do fã-clube e diversos convidados, que irão confraternizar ao som das músicas de Emilinha Borba. A noite será encerrada com a exibição do filme “Alô! Alô! Carnaval”, às 20h, no próprio espaço do bar.
Mais do que um bar, o espaço nasce como um ponto de cultura, integrado ao projeto Reviver o Centro, com direção artística do GEPUP, grupo que há 36 anos atua na dramaturgia e na cena cultural dos subúrbios cariocas. O coletivo também assume a coordenação do bar e da cozinha, que abrigarão dois projetos centrais: o Bartikum, concebido como espaço de encontro para artistas, pensadores e o público em geral; e o Divinas Comidas, voltado para as cozinhas ancestrais, valorizando os saberes tradicionais e a memória alimentar como parte da identidade cultural.
A proposta do GEPUP é clara: criar um espaço acolhedor, onde se possa refletir, criar e conviver de forma plural, agregadora e transformadora. Um ambiente para quem deseja pensar o mundo, celebrar a cultura ou simplesmente desfrutar de uma boa conversa com uma cerveja gelada. Ao “entrar por essa nova porta”, o grupo reafirma seu compromisso com a valorização das culturas populares e com a construção de espaços vivos no coração da cidade.
Maiores informações podem ser obtidas com Reinaldo Santana, Diretor Artístico do grupo, pelo telefone (21) 99691-9070.