Nossa história
Patrimônio cultural do rio
'Entrou Por Uma Porta' é declarado Patrimônio Cultural do Rio
No dia 5 de Setembro de 2024 o grupo entrou por uma porta foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro.
.........................
“No texto, proposto pela deputada estadual Elika Takimoto (PT), é dito que a declaração busca o “reconhecimento, proteção e valorização” do grupo. A lei entrou em vigor já no dia da publicação.”
“A principal razão para a nomeação do Gepup – por onde já passaram mais de 100 profissionais das artes – é a dedicação ao teatro comunitário. Fundado há 35 anos em Guadalupe, na Zona Norte, o grupo, desde então, desenvolve suas produções buscando uma transformação social por meio da educação e da cultura. Em suma, o objetivo é se aproximar da comunidade no entorno para encenar e refletir sobre questões como combate ao racismo e injustiças sociais.”
Pelo mundo a fora...
Plataforma Puente
No mês de Outubro de 2010, participamos do Encontro Plataforma Puente em Medellin-Colombia, onde discutimos uma plataforma de arte-transformação para am érica latina e ainda ministramos alguns workshop a jovens e professores locais
Plenária no Conselho Municipal de Medellin-CO
Histórias Contadas e Compartilhadas
Vencemos o Edital de Montagem 2010 da Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro, com o espetáculo Histórias Contadas e Compartilhadas, que se encontra em temporada por diversas praças e comunidades populares. Participamos da VII Mostra de Teatro de Rua Rio- São Paulo(novembro).
Historias Contadas da Praça Afonso Penna - 2010
Missão Africa 2011
Participamos da 2º.Conferencia Amilcar Cabral e Paulo Freire em Cabo Verde, promovido pela Universidade de Santiago de Assomada.
Estivemos presente no Fórum Social Mundial, na mobilização da assembleia de Educação, Cultura e Transformação, na cidade de Dakar- Senegal.
Plenária no Fórum Social Mundial em DAKAR - SENEGAL
Escola Latino Americana de Comunicação Popular
Construímos a Primeira Unidade da Escola Latino-Americana de Comunicação Popular, no Colégio Estadual Brigadeiro Schorth, em Jacarepaguá.
Aluno operando a rádio comunitária com Julio Maya
Congresso Iberoamericano de Cultura
Representante da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade e do Brasil no Congresso Iberoamericano de Cultura em mar Del Plata.
Confralandes de Cultura Viva no Congresso Iberoamericano de Cultura
Oficina no Nucleo de Cultura nas Escolas
Em março de 2010, participamos do Fórum Urbano Mundial na Cidade do Rio de Janeiro onde estivemos presentes nas discussões sobre território cultural. Ainda em março começamos nossas atividades junto ao Núcleo de Cultura no Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila em Manguinhos – Rio de Janeiro.
Nucleo de Cultura Luis Carlos da Villa – Manguinho
Visita do CAPE-SUR IVRY
No mês de Abril de 2010, recebemos o Grupo CAPE SUR IVRY em residencia artística durante 15 dias, cuja visita foi feita com o espetáculo Minha Vida – 24 horas do Banco, diferentes escolas Públicas do Rio de Janeiro.
7º.Encontro de Articuladores da rede Brasileira de Teatro de Rua
No mês de maio estivemos na Cidade de Canoas, Grande Porto Alegre/ RS nos seguintes eventos Mostra de Teatro de Rua de Canoas, 7º. Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e do 1º. Encontro de Articuladore da Rede de Teatro de Rua do MERCOSUL.
Projeto Angola
De abril a agosto fomos ministrar um curso de qualificação de 700 Jovens atores em Angola, nas cidades de Luanda (pelo Grupo Horizonte Nzinga Mbande) e Benguela (Damba Maria). Trabalhamos em conjunto com a Bleck In Preto e a Atriz Iléa Ferraz no Espetáculo Cheiro da Feijoada em Luanda, Lobito e Benguela.
Tivemos a presença do Senhor Presidente da República José Eduardo dos Santos em Luanda em uma de nossas sessões. Esta missão na Angola levou-nos a estabelecer uma parceria com diversos Grupos Africanos em Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Fuzis da Senhora Carrar em Benguela - 2009
El Quijote
Rede latinoamericana de Teatro em Comunidade
Participamos em setembro e outubro da montagem do espetáculo teatral “EL QUIJOTE”, uma adaptação do clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, que aconteceu no II Congresso de Cultura Ibero-Americana, de 30 de setembro a 3 de outubro, em São Paulo, contando com a participação de 16 grupos de 10 países, o espetáculo envolveu cerca de cem pessoas, entre técnicos e atores. Concebido em doze cenas, cada grupo ensaiou em seu país a cena de sua responsabilidade, ficando vinte dias para os ensaios presenciais no Brasil. A direção geral é do colombiano Cesar Badilho do Grupo Candelária. Produzido e organizado pelo Instituto Pombas Urbanas.
Somos membros efetivos da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade, composta de 16 Grupos representantes de 10 países das Américas e como convidado a Espanha.
Atores da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade SP 2009
Rede Brasileira de Teatro de Rua
No Brasil estamos participando da Rede de Teatro Popular, de Rua e Artes afins. Processo este reafirma nossa relação com grupos como o Tá Na Rua, OFF-sina e Tropa de Palhaços, trazendo-nos novamente a militância para uma arte comprometida na transformação social.
Participamos do Fórum Mundial de Educação em Nova Iguaçú, com a Leitura do espetáculo Almas Negras.Em 2008 participamos em São Paulo no 1º Encontro Jovem de Teatro em Comunidade e do Encontro da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade. Organizado pelo Instituto Pombas Urbanas.Participamos do 5º Fórum Social Mundial em Porto Alegre em janeiro de 2005.
Leitura Dramatizada do Almas Negras – Forum Mundial de Educação
Qualificação de Jovens
Com o apoio do Consórcio Brasileiro de Acreditação Hospitalar
Realizamos um curso de Qualificação de Jovens em Fotografia, a que demos o Nome de “Olhar Comunitário”, em parceria com a ONG Solares e apoio do Ministério do Trabalho ministramos oficinas para 300 jovens em fotografia digital no Rio de Janeiro e São Gonçalo, gerando três exposições fotográficas. No mês de novembro, estivemos em Paris realizando oficinas de dramaturgia com jovens da periferia de Paris, resultando no Projeto do espetáculo Periferias em convênio com o Caps Sur Ivry e o Fórum Social de Ivry.
Alunos montando a expo da Pliclinica do Rio de Janeiro em 2008
Projeto Peripherias Brasil-França
Em 2009 finalizamos o projeto junto aos parceiros franceses com a montagem final do espetáculo Periferias e apresentação do mesmo no Fórum Social Mundial em Belém, com elenco composto de 13 jovens franceses e 13 jovens brasileiros.
Espetáculo Peripherias – Maré 2009
2003
2003
Em 2003 retornamos a nossa motivação primeira que é a dimensão artística comunitáriado Teatro Popular como forma de comunicação e conscientização das classes populares. Por meio de um convênio com o Observatório de Favelas, o Idéias Sociais, a Universidade do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense desenvolvem alguns projetos dentro de diversas comunidades cariocas. Estes projetos envolviam jovens na fronteira do narcotráfico e comunidades de Quilombos e Guaranis.
Ensáio do Auto de São João na UERJ - 2004
Montamos em 2004 o espetáculo “Auto de São João”, que completou um ciclo de pesquisa da arte popular brasileira, pois realizamos uma pesquisa de campo durante quatro meses em oito Estados. Ainda no ano de 2004 realizamos apresentações nos seguintes espaços: Universidade Federal Fluminense, Comunidade de Vigário Geral-RJ, Pedra do Sal na Praça Mauá-RJ e Teatro João Caetano-RJ.
Participamos do 5º Fórum Social Mundial em Porto Alegre em janeiro de 2005.
Elenco Original da Peça Como Assassinar Sua Sogra – monatgens 89 e 90
Convenios, co-produções e parcerias
Em 2006, auxiliamos o trabalho de cinema da Cineasta Silvie Bayonne da MATOMBI-FR, com o filme “Trem do Samba” e co-produzimos com a diretora Isabelle Assuis – Bélgica o filme “Homens que se jogam ao mar”.
Em abril de 2007, recebemos o Grupo PUIT da França, que realizou um vídeo ficcional de titulo CRISALIDE. Na mesma época começamos a remontagem do espetáculo “Almas Negras”, que recebeu um convite de apresentar-se na França no Fórum Social de Ivry em novembro. Com o apoio do Grupo PUIT comparecemos com nove integrantes e realizamos algumas cenas do espetáculo no Fórum. Neste mesmo período foram feitas atividades junto à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e iniciamos estudos de convênio de trabalho junto ao Grupo Nzinga Mbandi.
1992
Anos 90
Em 1992, criamos diversos cursos de teatros comunitários e participamos do movimento de teatro ecológico do Rio de Janeiro como espetáculos junto ao Instituto Estadual de Florestas-RJ no Parque da Chacrinha, Parque da Tijuca, Morro da Babilônia e Refinaria REDUC-Duque de Caxias.
Elenco Original da Peça Como Assassinar Sua Sogra – monatgens 89 e 90
Os anos 90 foram de extrema produtividade local onde pesquisamos todas as linguagens arte-educativas, abrangendo todo um leque de ações artísticas. Participamos da criação do Centro Cultural Comunitário da Barra da Tijuca, do Grupo de Defesa Ecológico (GRUDE), Organizamos o Festival de Dança Comunitária da Barra da Tijuca, Criamos Eventos do Projeto Marungo, do Memorial a Zumbi dos Palmares. Ainda, construímos um Intercâmbio com atores Russos, que culminou com o espetáculo “Encontros” com Olga Kalachinikova e Dimitri Zuev.
Encenamos os Espetáculos para a infância: “Vamos Brincar o Jogo do Jogo” e “Uma História Diferente”. Também para o público adulto foram encenados os seguintes espetáculos: “Teatro nu” e “Show musical do cantor Wander Ibô e Banda”. Continuamos a ministrar cursos e abraçamos projetos como o clube de lazer e rádio comunitária dos pacientes do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, onde montamos com atores convidados e alguns pacientes o espetáculo “Vozes do Hospício”.
1989
Primeiros anos
O Grupo Entrou Por Uma Porta tem origem na união de alguns grupos teatrais do subúrbio e zona oeste da cidade do Rio de Janeiro como Ases das Artes, Di Palco e Apesar de você.
Fevereiro 25, 1989
Seu primeiro projeto foi a montagem da peça “O sonho de Gracinha”, cujas apresentações nos levaram aos seguintes locais: Teatro do SESC do Engenho de Dentro, Teatro Grande Otelo, Teatro Iracema de Alencar (Retiro dos Artistas), Teatro da CEU (Casa do Estudante Universitário), Colônia de Férias dos Funcionários da LIGHT, Associação dos Funcionários da CVM, Grêmio do Laboratório MERCK, SESI – Jacarepaguá, Comunidade do Morro da Formiga, Comunidade do Morro dos Macacos, Associação da Cidade de Deus, Colônia Juliano Moreira, Colégio Arte Instrução, Escola Renato Leite, Escola Armando Lombardi, Colégio Alberto de Campos, Escola de Natação Tubarão, Escola Honório Gurgel, Núcleo de Cultura da UNE – Teatro Vianninha. Animamos também um stand na Bienal Internacional do Livro e Abertura da campanha Vá ao Teatro desde pequeno.
Participamos ativamente da fundação do MOTIN-Movimento de Teatro Infantil do Rio de Janeiro, junto ao SATED-RJ e FUNDACEN. Recebemos neste mesmo ano o Prêmio Mambembe do Rio de Janeiro como Grupo Movimento ou Personalidade de 1989.
O Sonho de Gracinha 1989 - RJ
MOVIMNENTO PRO-DEMOCRACIA
Neste mesmo ano realizamos algumas ações políticas como Show Volta Por Cima (em homenagem às vítimas da invasão armada da Cia Siderúgica Nacional), Movimento Pró-Dignidade na Política, Movimento pela Democratização dos Meios de Comunicação, Movimento pela Regionalização das Programações de TV e rádio, Festa dos Amotinados e Encontro de animadores Culturais, agentes culturais e fomentadores de cultura da UNE.
Primeiras mostras e encontros
Estávamos presentes nas seguintes mostras e festivais de teatro: 1ª Mostra de Teatro Amador do SESC no Rio de Janeiro 1988; Festival de Teatro de Arcozelo 1988; Mostra Carioca de Teatro amador 1988; RITEJ em Lyon-FR 1989; Congresso da ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para Infância e Adolescência em Lyon-FR 1989; Festa Ragazzi&giovanni em Torino-IT 1989; Achipelogo da Infanzia em Alessandria-IT 1989; Festival de Teatro da Comuna em Lisboa-PT 1989; da 2ª Mostra de Teatro amador do SESC no Rio de Janeiro até a 7ª edição do evento sempre fomos figuras presentes com espetáculos inéditos.