Projetos

Assembleia Comunitária: Comitê Pró-comissão de Educação, Cultura e Lazer do Bairro de Jacarepaguá

O comitê pró-comissão de Educação, Cultura e Lazer do Bairro de Jacarepaguá, através de reuniões com diversas associações de moradores percebeu a importância do papel, cada vez maior, que terão a arte, cultura, educação e lazer em nossa região, como fatores para o desenvolvimento econômico, social e humano numa sociedade globalizada. As atividades ligadas à arte e à cultura estão entre as que mais crescem e as que mais geram renda e emprego em todo o mundo

Pensar um bairro de cinco séculos, que tem uma diversidade cultural tão grande construída por meio de migrações nacionais, estaduais e na própria cidade deixa suas marcas fortes permitindo enxergar o Brasil radiografado em suas comunidades. Mas isso só irá acontecer se a Sociedade Civil e o Executivo Municipal compreenderem essas atividades não só como prioritárias para o desenvolvimento local, maximizando o seu potencial, mas como instrumentos poderosos para o fortalecimento dos laços comunitários, do diálogo cívico e da consciência democrática.

Onibus Cultural

O Ônibus Cultural é um passeio turístico-cultural por parte da região de Jacarepaguá, que dará ao turista/morador a oportunidade de enxergar a área através de uma visão histórico-cultural. Com duração de aproximadamente quatro horas o turista/morador vai vivenciar um pouco mais da história de Jacarepaguá através de visitas ao Engenho da família Asseca e a comunidade Quilombola, da contação das lendas Tupinambás e Africanas e de fatos marcantes como a enchente de 1966, fundadora da Cidade de Deus.

Pedalando

O Pedalando Cultura é um passeio de bicicleta em que as pessoas visitam um roteiro cultural para conhecer melhor o bairro de Jacarepaguá. Essa atividade contu com a participação de alunos da Escola SESC que realizam o Laboratório de Ações com Bicicletas, integrante do Projeto Serviços Comunitários em que o alunos, dentre outras atividades, consertam as bicicletas dentro do campus escolar. A parceria com o Projeto Social vem por meio da possibilidade de fazer do Pedalando Cultura uma ação de desenvolvimento local com passeios ciclísticos nas comunidades do entorno por meio de intercâmbio com grupos comunitários de cada bairro.

Fanzine

Atualmente, os fanzines resistem como uma força de grupos e pessoas que, não detendo espaço nos grandes meios de comunicação, furam estes bloqueios e lutam por seu espaço, para seu público. Na “era atômica”, como Heidegger chamava o Século XX e a Modernidade, com a proliferação da rede mundial de computadores, páginas como blogs, sites e perfis em serviços como Blogspot, Myspace e WordPress tem o formato de fanzines. Iniciativas de antigos fanzineiros estrangeiros e brasileiros, preocupados com a escassez das publicações de fanzines, criam em novos formatos, disponibilizando para download gratuito e facilitando o acesso a estas edições, tanto antigas quanto atuais.

Rádio Ativa – Web Rádio

O Grupo Entrou Por Uma Porta, Projeto UZINA em parceria com Kaxanga Bar criaram o projeto Rádio Ativa, que tem com principal objetivo fortalecer e dar publicidade aos novos valores da Cultura do Bairro de Jacarepaguá: Teatro, Poesia, Música, Artes, Cinema e Comunicação comunitária. No palco do Kaxanga estará também aberto ao teatro, poesia, debate, exposições e outros movimentos.

Conferencia Amilcar Cabral e Paulo Freire

A Universidade de Santiago de Cabo Verde convidou-nos como palestrantes na IV Conferência Anual Amílcar Cabral e Paulo Freire, cujo tema “Intelectuais Orgânicos e Jovens Engajados nas Periferias – Berços de Inovação e Criatividade”, O evento se proós a pôr as periferias para dialogar e compartilhar experiências e movimentos sociais.

O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2013 na Universidade de Santiago.

Projeto de Teatro Sede em Jacarepaguá

A proposta pedagógica abrangerá desde uma educação Ambiental, alfabetização socio-ambiental e estudo artistico de uma cultura ancestralizada e formação de conceitos sustentáveis. Assim o projeto será um espaço revolucionária na Cidade, Estado, País e Mundo

Projeto Teatro Eco-Sustentável

O projeto de construção do Teatro do Ecosustentável, pensado pelo Grupo Entrou Por Uma Porta vem dialogar com a atual visão nos tempos de preocupação com a preservação ambiental e as soluções sustentáveis. Hoje no mundo todo entra em pauta como uma alternativa a predios e outras construções urbanas. Teremos um prédio vivo e ecológicamente sustentavel onde não só ele mas tambéms os móveis serão construidos através de matériais que seriam descartados pela sociedade de consumo e agrediriam a natureza. Nosso projeto pretende utilizar tecnologias que gerem energia sustentável, para promover um melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Este projeto também pretende ser um modelo em construção de pontos de cultura e centros culturais nas américas e africa. Baratiando a construção.

“o encontro termina como começou, com simplicidade.” Essa simplicidade não representa a dimensão do encontro que contou com 10 grupos, sendo 1 da Argentina, 2 da Colômbia, 1 do México, 1 de Portugal e 5 do Brasil, envolvendo 80 pessoas em debates e produções teatrais. Foram momentos marcantes nas comunidades de Manguinhos, Santa Marta, Pavuna, Bangu, Jacarepaguá e Madureira no Rio de Janeiro/RJ e no centro do município de São João do Meriti/ RJ. O 1º Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Rio de Janeiro foi realizado do dia 10 a 25 de novembro. Com APOIOS/ PARCERIAS da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Funarte, Secretaria de Cultura do Municipio do Rio de Janeiro, Eixo-rio, Coordenadoria de Igualdade Racial, Rio + Social, Rio 450, SERPRO, Fundação de Artes de Niterói, FLIDAN, ROTARY TAQUARA.

I Encotro Internacional de Teatro Comunitário de Rio de Janeiro

Serviu de comemoração de nossos 26 anos atuando pela ciade, País e Continentes. Recebemos 60 artistas de diferentes locias e países:

O I Encontro Internacional de Teatro Comunitário encerra com depoimentos positivos

A avaliação do evento reuniu fazedores e gestores dia 25, no Palácio Capanema

Organizadores do I Encontro Internacional de Teatro Comunitário estiveram na sede da Representação MinC RJ/ES, no Palácio Gustavo Capanema, dia 25 de novembro, para o encerramento do evento com a participação de gestores públicos e de integrantes de grupos teatrais da América Latina. Como disse Reinaldo Sant’Ana, diretor do grupo “Entrou por uma porta”, promotor do evento internacional:

O evento também incentivou a articulação com grupos específicos. Durante um dia inteiro, foram promovidas atividades teatrais pelo ponto de cultura ‘Tocando em Você’ que trabalha a interação das pessoas com necessidades especiais. É o caso de Esteban Hoyos, da Colômbia, que mesmo autista consegue, através do teatro, fluir sua vida no palco e no contato com seus pares – atores e atrizes. Ele, com apenas 18 anos, já conta com 8 anos de prática no teatro.

O ápice do Encontro foi o espetáculo João Cândido Encontra os Heróis Latinoamericanos encenado na praça da matriz de São João do Meriti, no dia 20, em conjunto com o II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana. A peça teatral, que também foi de celebração da Consciência Negra, esteve sendo realizada durante 12 horas, com 10 cenas e 60 atores e atrizes. Com a experiência do I Encontro Internacional de Teatro Comunitário, o grupo organizador, com 6 diretores de teatro de países Iberoamericanos, já pensa no próximo evento para 2015. Está no planejamento uma reunião de organização em março de 2015, no Rio de Janeiro.

Reinaldo Sant’Ana, que começou há 26 anos com o projeto “Entrou por uma porta”, em Guadalupe, hoje, tem fôlego para promover um evento internacional com 15 dias de trocas facilitadas pelo formato do encontro que permitiu que os participantes, nacionais e estrangeiros, estivessem em contato permanente com moradores dos locais onde produziram espetáculos, inclusive com uma pernoite em Jacarepaguá. Todos foram unânimes em considerar a experiência muito rica – nenhuma outra palavra foi tão significativa para o momento do que essa, tomada em relação à compreensão latina: “a relação com a comunidade foi perfeita” declarou Dario Peralta, da Argentina; “as culturas se encontraram, se mesclaram com o encontro de muitos grupos por muito tempo todos juntos”, afirmou Elkin Argiro Estrada, da Colômbia; “o encontro foi uma rica interação entre pessoas com sonhos semelhantes para a troca e a criação de laços”, disse Manuela Cardena, da Colômbia. Viviana Cardena, representante do Instituto de Cultura El Carmen de Viboral, na Colômbia, contou como foi gratificante reunir-se com a latinidade dos grupos, principalmente, porque conheceram lugares do Rio de Janeiro através da cultura: “cultura abre mentes e corações”.

O chefe da Representação do MinC RJ/ES, Fábio Lima, fechou o evento agradecendo pelo encontro e lembrando que a emoção do encontro incentiva os gestores públicos de cultura a seguirem trabalhando, ora em rotinas burocráticas, ora testemunhas e entusiastas de sucessos como foi o I Encontro Internacional de Teatro Comunitário. E que venham outros, finalizou Fábio Lima.

Para mais informações sobre o Encontro:

https://www.facebook.com/encontrodeteatrocomunitariodoriodejaneiro

Marta Kummer Loreto( Jornalista Assessoria de Comunicação Representação Regional RJ ES Ministério da Cultura)

Equipe do Grupo

Somos um misto de fundadores e jovens oriundos das oficinas comunitátias e atores visitante:

Suellen Candilhe – Coordenação de ações

Flávio Freitas – Diretor Musical

Carlos Mutalla – Coordenadora de Corpo – Secretária

Danielle Bargas – Coordenadora Pedagógica

Natani Torres – Produção Executiva

Alexandre Pessanha – Organização textual e Assessor de Imprensa

Alex Porto – Cenografia

André Luis Abreu – Administração

Parcerias nos 35 anos:

Grupo Tá Na Rua (Rio de Janeiro)

Cia Black In Preto (Riode Janeiro)

Grupo Baú (Rio de Janeiro)

Cia Tudo Em Cena (Rio de Janeiro)

Instituto Pombas Urbanas (São Paulo)

Corporation Cultural Nostra Gente (Colômbia)

Grupo Arreda Boi (Florianópolis)

Grupo Off-sina (Rio de Janeiro)

Ponto de Cultura Barão de Mauá (Rio de Janeiro)

Grupo Tropa de Palhaços de 5ª (Rio de Janeiro)

Grupo Será o Benedito (Rio de Janeiro)

Carlos Teatro Ancira (México)

Grupo Damba Maria (Angola)

Capes Sur Ivry (França)

PUIT (França)

Associação Aprendizes da Esperança (Basil-França)

COMCAT (Rio de Janeiro)

Movimento de Teatro de Rua e Artes Afins do Rio de Janeiro

Movimento de Teatro de Rua do Brasil

Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidades

Fórum de Diversidade Etnica na Educação do Rio de Janeiro

Coodenação das Lonas Culturais do Município do Rio de Janeiro

Fórum de Perfonces Negras do Rio de Janeiro

Projeto Boa Praça

Cia Dois Banquinhos

Teatro Itinerante

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila

Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

Biblioteca Parque de Manguinhos

Universidade de Santiago( Cabo Verde)

Municipio de Tarrafal( Cabo Verde)

Municipio de Santa Cruz( Cabo Verde)